Formas da Apresentação: da exposição à auto-apresentação como arte. Período: 2007 / 2010. Descrição: Na produção artística desenvolvida no âmbito de minhas pesquisas recentes, surgiram aspectos relacionados diretamente a noção de apresentação, seja dentro do espaço de exposição, seja através de outras formas. É importante esclarecermos que o espaço de exposição não é produzido simplesmente em decorrência da presença física de uma produção artística no lugar constituído pelo museu ou galeria. Ele se estabelece no cruzamento de dispositivos que operam sobre a visualidade. Por outro lado, a noção de apresentação não se restringe aos espaços de exposição, pois se toda exposição implica uma apresentação, toda apresentação não é uma 'exposição'. A apresentação sendo então, uma noção mais ampla que a de exposição. Quando observamos o campo artístico, bem como os estudos realizados a respeito da exposição, deparamo-nos com alguns problemas. Um deles é o fato de que tal como ela é praticada nas ultimas décadas, a exposição colocaria entraves às possibilidades críticas e às inquietações da arte. Mas, o espaço da arte estaria restrito às operações paradigmáticas do espaço de exposição? Numa outra posição em relação ao campo artístico, temos a Auto-apresentação, que foi uma noção criada por mim, com o objetivo de abordar atividades e produções artísticas que não visam necessariamente a uma apresentação no sentido de exposição, nem também um publico ou um observador. Elas enfatizam os processos de criação e vivência artística pessoais, e o uso de conhecimentos, situações ou materiais não pertencentes em princípio ao campo da arte, às suas práticas ou às suas tradições. Entre os aspectos que produzem a apresentação de um objeto, ação ou situação como arte, encontram-se também concepções indicando que esse objeto, ação ou situação, pode ser arte ou de que aí está ocorrendo arte. A exposição e a auto-apresentação constituiriam dois aspectos da apresentação no campo da arte contemporânea e, ao mesmo tempo, indicariam limites da atuação desse campo e das concepções da arte aí relacionadas. Pesquisa realizada com apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil. Pontuações: Inscrições e Intervalos no Espaço de Apresentação Período: 2002 a 2007. Descrição: Através da prática artística, a pesquisa se propõe estudar a mobilidade e os usos das noções de pontuação, de inscrição e de intervalo quando relacionadas com o espaço de apresentação. Para isso, procura-se analisar os dispositivos de apresentação em arte (contexto, arquitetura, lugares externos, suportes diversos, impressos, meios de circulação, aspectos discursivos, etc.), e verificar como eles operam nos propósitos, na visualidade e nas concepções da arte, bem como as inter-relações aí existentes. Esses aspectos dialogam com a produção artística pessoal a qual visa uma abordagem crítica dessa problemática, que seja ao mesmo tempo intrínseca às suas formulações plásticas, e as preocupações específicas de sua démarche. Pesquisa realizada com apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil. Relações e Pontuações Gráficas no Espaço de Apresentação Período: 1998 a 2002 Descrição: A pesquisa visava estudar os fenômenos agindo na criação e nas relações existentes entre os componentes gráficos de algumas proposições artísticas e seu espaço de apresentação. As características da pontuação, suas noções e os dispositivos de apresentação propiciavam um exercício bastante profícuo da relação visível / não-visível. Dessa forma, a produção artística produzida no âmbito da pesquisa abarcou tanto a utilização do ponto como menor forma visível até a instauração ou a alteração perceptiva do espaço de apresentação através da pontuação com parênteses de grande formato em vinil adesivo. Pesquisa realizada com apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil. Uma Obra Gráfica e seu Espaço de Apresentação: o Mostrar e o Esconder Período: 1996 a 1998 Descrição: Esta pesquisa situava-se na continuidade de meus estudos de doutorado (concluído em 1995), cujo título era “O Mostrar e o Esconder na Relação de um Signo com seu Espaço”. Através de uma produção artística pessoal, os objetivos nesta pesquisa eram os de estudar a relação entre o visível e o não-visível na obra gráfica e na visualidade, assim como os fenômenos de inter-relação entre a obra gráfica e seu espaço de apresentação, enfocando as condições de possibilidade da visibilidade ou não de tal obra. A pesquisa se propunha também analisar os operadores da visão de arte dentro das artes gráficas, e as inter-relações aí existentes, nas quais se forma o mostrar (ou não) da obra, com as conseqüências que podem advir, em um e outro caso. Pesquisa realizada com apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil. |
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